segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem


      Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente no desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

O jogo é uma atividade que tem valor educacional intrínseco.

Leif diz que "jogar educa, assim como viver educa: sempre sobra alguma coisa".

O jogo é um impulso natural da criança funcionando assim como um grande motivador.


A criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo do jogo.

O jogo mobiliza esquemas mentais: estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço.


O jogo integra várias dimensões da personalidade: afetiva, social, motora e cognitiva.


O jogo favorece a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força, concentração,etc.
A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal.


O jogo é uma forma de vínculo que une a vontade e o prazer durante a realização de uma atividade. O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.

 


Artigo publicado em 21/06/2010 no site www.psicopedagogia.com.br

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